Sentidos Clínica
35 3531-8113 / 9 8898-8113

Bruxismo de Vigília

O bruxismo em vigília, também conhecido como bruxismo diurno, é aquele em há tensionamento da musculatura da mastigação com ou sem o encostar dos dentes enquanto estamos acordados. Alguns succionam lábios, bochechas e/ou língua. Esse tipo de condição está relacionado ao estresse e à ansiedade. Segundo o consenso internacional sobre o bruxismo por renomados pesquisadores, o bruxismo é regulado pelo sistema nervoso central, não perifericamente. Ou seja, não causado por fatores anatômicos, como a oclusão dentária e articulação. Sendo assim, cuidado com propostas de tratamento que envolvem alinhamentos dentários ortodonticamente, reposições dentarias ou ajustes oclusais com a promessa de “tratar bruxismo”.
O bruxismo em vigília pode também aparecer como efeito colateral de algumas medicações, algumas prescritas para tratamento de ansiedade, tão comuns nesse momento.
Este bruxismo realizado acordado, pode ser decorrente de longos períodos apertando ou encostando os dentes, principalmente em momentos de tensão, estresse ou até mesmo quando se está concentrada lendo um livro, estudando, usando o computador (Home Office e aulas ONLINE), assistindo TV ou jogando vídeo game.
Quem já usa placa interoclusal para o controle do bruxismo do sono, ao pensar em como controlar o bruxismo de vigília me questiona: “Como vou usar a placa acordado, como vou conversar no trabalho?” Pois bem, o bruxismo da vigília é como qualquer outro hábito parafuncional, como a onicofagia (ato de roer unhas), é preciso agir com ações comportamentais.
Segue abaixo algumas dicas:
1 - Como está sua postura no trabalho para leituras, uso do computador e celular? Que tal adequar sua cadeira, altura da tela e teclado?
2 - Como está a rotina e organização do seu dia? Pequenas ações como pequenos intervalos para as várias horas de concentração em tela, leitura e aulas é primordial. Aproveite para ficar uns minutos ocioso, cuidado com o vilão do celular, respondendo mil grupos e conversas. Tome uma água, veja pela janela uma paisagem que há tempos não observava.
Se gostou dessa dica vai gostar de saber mais sobre Mindfulness. Posso até escrever mais em um próximo artigo.
3 - De tempos em tempos se observe, se policie quanto à postura geral do corpo e
da cabeça, boca e dentes. Você precisa ficar com os dentes desencostados com a musculatura RELAXADA, cuidado com a tensão succionando a bochecha ou a língua (mesmo que seus dentes possam estar desencostados).
4 - Você tem hábitos de mão sob o queixo enquanto lê? Você tem hábitos como o de roer unhas? Hábito de colocar a mandíbula de lado ou mordiscar lábios para se concentrar? Vamos alongar essa face!
Uma dica: quando se pegar fazendo algo assim, a pronúncia do fonema “N” pode te ajudar a sair dessa memória de postura tão tensa.
5 - Deixe pequenos bilhetes para você mesmo. Pode ser adesivo, post it como
mensagem: “desencoste!” e “relaxe”. Existem até aplicativos para esse fim.
Muitas dores de cabeça e na face, principalmente no fim do dia podem estar relacionados a este hábito parafuncional. O bruxismo em vigília é um fator de risco para o desenvolvimento de dores na face e ATM, pelo fato de a musculatura ficar na mesma posição por muito tempo.

Acesse o site http://sbdof.com para mais informações sobre ATM e DTM.
 

Galeria de fotos (clique para ampliar)