Sentidos Clínica
35 3531-8113 / 9 8898-8113

COMPUTADOR E SAÚDE OCULAR

                                
O computador é uma ferramenta crucial na vida de muitas pessoas e a maioria trabalha utilizando um, porém, passar duas horas ou mais em frente à tela pode ser prejudicial. A tela em si do monitor não é prejudicial aos nossos olhos, não emitindo níveis de radiação capazes de prejudicar nossa visão. No entanto, o uso exacerbado pode ocasionar a chamada “Síndrome Visual do Computador”.
A Síndrome é caracterizada pelo cansaço visual devido ao uso prolongado do computador. Isso ocorre porque quando estamos olhando para a tela, além de não piscarmos com tanta frequência, estamos constantemente “focando e refocando” nos pixels, minúsculos pontos que compõem as imagens e letras no computador, e os quais os nossos olhos não conseguem deixar definidos sem esforço. Todo esse trabalho de foco sobrecarrega os músculos dos olhos e a capacidade para focar diminui. Por consequência, os sintomas desenvolvidos acabam sendo:
. olhos secos e vermelhos, por não piscarmos tanto quanto deveríamos;
. coceira;
. visão embaçada;
. sensibilidade à luz;
. dor e ardor ocular.
Passar até mesmo duas horas em frente à tela já implica em risco de desenvolver essa síndrome, mas há opções para melhorar as condições e diminuir os sintomas. O principal é, a cada duas horas, descansar cinco minutos, fechando os olhos ou focando em objetos à distância, como olhar por uma janela, por exemplo.
Para as condições de uso serem melhorem para nossos olhos, é importante:
. manter o monitor a 60cm do rosto, na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;
. limpar com frequência a tela do computador;
. manter a sala onde está o computador sempre bem iluminada.
Colírios lubrificantes são grandes aliados contra as sensações de olho seco, coceira e ardência, mas todo medicamento, inclusive os colírios, deve ser receitado por um médico oftalmologista. Caso sinta qualquer um desses sintomas, é imprescindível consultar-se com um especialista para que avalie as possíveis causas e recomendações, pois o uso de óculos também pode ser recomendado para quem passa muito tempo diante de um computador.

Resp. Téc. Dr Romeu Chiaramelli – CRM MG 44287 / CRM MG 8885
 

Galeria de fotos (clique para ampliar)