Tabagismo e suas implicações periodontais

Se você é fumante...
Saiba que esse hábito além de provocar danos a sua saúde geral, este pode contribuir para a instalação e agravamento da doença periodontal.

O que é doença periodontal?
É uma infecção bacteriana que atinge a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, caracterizando-se pela formação de bolsa periodontal, perda óssea, sangramento e mobilidade dos dentes, sendo que sua evolução pode levar a perda dos mesmos.

Qual a relação entre o fumo e a doença periodontal?
Os fatores físico-químicos inerentes ao fumo,  alteram a flora bacteriana, elevando o numero e o desenvolvimento de bactérias tanto aeróbicas como anaeróbicas, ocasionando uma maior virulência da placa bacteriana e consequente progressão da doença periodontal.

Além do fumo, outros hábitos como, charuto, cachimbo, maconha e crack também são fatores predisponentes para as periodontopatias.
O habito de fumar ainda acarreta um retardo na reparação óssea pós tratamento assim como interfere no processo  de osseointegração, podendo até contra indicar reabilitações com implantes dentários.

Outras implicações na cavidade bucal
Evidencias considerável na literatura relatam que o fumo além da doença periodontal é considerado como fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças não menos importantes da cavidade bucal tais como:

• Lesões na mucosa,
  •  Câncer bucal,
  • Retração gengival (migração para apical da gengiva),
  • Carie dental.
Outras duas consequências que são de caráter social do fumante são a halitose (mau hálito) e a pigmentação dentária (manchas).

Informações importantes para o fumante:
  • Consultas e avaliações periódicas com maior frequência no periodontista.
  • Faça autoexame na cavidade bucal.
  • Redução, ou melhor, eliminação do habito de fumar.
Diga não aos hábitos nocivos.

Resp. Téc. Vanessa Gomes de Andrade Chiaramelli - CRO- MG 29602 / CLM-3418