Sentidos Clínica
35 3531-8113 / 9 8898-8113

O que é mito e o que é verdade nos assuntos relacionados à cegueira e baixa visão

Pessoas com deficiência visual tem uma percepção mais aguçada para identificar o outro pela voz.
Mito. A pessoa não terá uma maior sensibilidade, ou um ouvido absoluto, só porque é cega. Ela apenas estará com sua atenção mais votada aos estímulos sonoros.

Coçar os olhos é perigoso e pode cegar.
Verdade. São raros os casos, mas sim é perigoso e o ato de coçar o olho com força pode causar o descolamento de retina, alteração na córnea, entre outros problemas. O correto é usar uma compressa de algodão e água fria para aliviar o incômodo. Se a coceira continuar, vá ao oftalmologista.

A pessoa que não operar catarata pode ficar cega.
Verdade. Mas, a cegueira pela catarata é tratável e reversível após cirurgia. O correto é classificar a catarata como uma doença que causa perda de visão progressiva, e, se não for tratada, cegueira.

Olhar para o sol causa cegueira.
Verdade. Sim pode lesar a retina de maneira irreversível.

Diabetes pode ser uma causa de cegueira?
Verdade. A diabetes pode causar hemorragias nos olhos, levando a glaucoma, catarata e até cegueira. É importante salientar que o tratamento adequado do diabetes pode controlar a doença.

Visão subnormal é a mesma coisa que cegueira.
Mito. A visão subnormal não deve ser confundida com a cegueira, isso porque o portador de visão subnormal, embora parcialmente, tem visão útil e é capaz de ler tipos impressos ampliados com auxílios ópticos, que são aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a visão.

Somente idosos possuem visão subnormal.
Mito. É importante reforçar que, apesar de ser mais frequente em idosos, a visão subnormal pode acontecer em qualquer idade.

Fique atento!
O cuidado mais importante que se pode ter com a visão, e fundamental, é estar em dia com a consulta oftalmológica, para que o especialista possa orientar e prevenir problemas no futuro. Tal hábito é primordial para preservar a saúde dos olhos. O diagnóstico precoce gera mais rapidez no tratamento, influenciando diretamente no resultado.

A Organização Mundial De Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado a tempo. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro.

Galeria de fotos (clique para ampliar)