MITOS E VERDADES SOBRE AS LENTES DE CONTATO


 
Seja por razões estéticas ou por correção visual, os usuários de lentes de contato devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação delas. Por isso, nós selecionamos as principais dúvidas sobre lentes de contatos. Confira!
               

Lentes de contato são todas iguais?
 Mito. Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosa e híbrida. As três possuem materiais diferentes que se adéquam aos esquemas de troca e a necessidade do usuário.
 
Soro fisiológico é ideal para higienizar as lentes de contato?
 Mito. O soro fisiológico é ineficaz para a higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.
                
Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?
 Verdade. Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.
                
Pode aplicar a maquiagem usando as lentes de contato?
 Verdade. As lentes de contato devem ser colocadas antes de aplicar a maquiagem. Na hora de remover a maquiagem, é preciso tirar as lentes de contato primeiro.
                
Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?
 Mito. Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer refração visual. Existem lentes de contato, produzidas por uma tecnologia, que se estabilizam na íris do usuário. Adequadas para quem têm astigmatismo.
                
Deve-se lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato?

Verdade. Antes de manusear as lentes de contato, é preciso lavar as mãos com sabonete neutro para remover a oleosidade e resto de corpos estranhos que possam danificá-las.
 
Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão?
 Mito. Ao contrário dos óculos, as lentes de contato não embaçam e não comprometem o campo de visão periférico do usuário porque são colocadas diretamente sobre os olhos, proporcionando uma visão de qualidade.
 
Lentes de contato podem se perder dentro do olho?
Mito. A conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato por dentro desta região.
                
Lentes de contato podem provocar infecções oculares?

Verdade. São raros os problemas causados pelo uso de lentes de contato. Na literatura médica, os incidentes relacionados às infecções oculares causadas por lentes de contato são mínimos. Para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes de contato.
 
Crianças e adolescentes não podem usar lentes de contato?
Mito. As lentes de contato podem ser utilizadas em qualquer idade. Porém, cabe ao oftalmologista avaliar a necessidade de uso para o paciente.
                

Galeria de fotos 1 foto(s)